Conselho Gestor faz visita técnica na APA do córrego Guariroba
Publicado em 23 de Abril de 2025
Ação tem o objetivo de apresentar ao Conselho Gestor da APA as ações realizadas na recuperação da região
A Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba) participou da visita técnica do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Guariroba, na manhã desta quarta-feira (23). "Nestas visitas, a ARCP apresenta todo o trabalho realizado na área ambiental, na restauração das Áreas de Preservação Permanentes (APPs), demonstrando as várias técnicas de plantação de sementes e mudas e também na assessoria para a recuperação de pastagem", explica a vice-presidente da ARCP Guariroba, Maria Cristina Possari Lemos.
O conselho, segundo a vice-presidente, é formado por representantes de várias entidades e instituições como: Águas Guariroba, Planurb, Imasul, Embrapa, Energisa, UEMS, UCDB e TBG. A visita é semestral ou quando os conselheiros acharem necessário e foi uma sugestão feita pela ARCP e aprovada em reunião do conselho. "A intenção é que os conselheiros observem as ações desenvolvidas na área e também as necessidades inerentes à APA do Guariroba. A partir desses registros e das observações feitas, o conselho pode buscar junto aos órgãos próprios a efetividade das ações necessárias como, por exemplo, melhorias nas rodovias municipais CG-140, CG-160 e CG-180, que cortam toda a APA, além da verificação da infraestrutura das pontes e a questão de turistas e
banhistas que não respeitam as placas educativas, deixando na beira dos mananciais lixo e desordem", afirma Maria Cristina.
O presidente da ARCP Guariroba, Claudinei Menezes Pecois, lembra que todo o trabalho dos produtores rurais na restauração da área contribui para a produção de água na região. "É muito gratificante e prazeroso essa visita para essa região da Bacia do Guariroba. Nós temos a reunião mensal do conselho, mas essas visitas presenciais são muito importantes. Essa é a segunda visita in loco na região, onde podemos compartilhar a vivência e as ações práticas", avalia ele.
Além de pontos restaurados nos últimos anos pelos produtores rurais da região, os participantes visitaram a captação da concessionária Águas Guariroba, no córrego Guariroba, que representa 41% da água que abastece Campo Grande. "Viemos nessa importante bacia que contribui para o abastecimento da cidade. Nossa ideia foi visitar áreas que foram restauradas e recuperadas. A Águas Guariroba vem apoiando essa atividade e esses produtores da região com a doação de mudas pelo viveiro Isaac de Oliveira, que recentemente teve sua capacidade aumentada para produção de 80 mil mudas por ano", comenta o gerente de Meio Ambiente e Qualidade da concessionária, Fernando Garayo.
Diariamente, a Águas Guariroba realiza a captação de mais de 115 milhões de litros de água diretamente do córrego Guariroba, que corresponde a 41% do abastecimento da Capital. "Temos estudos que comprovam que 80% da água do córrego Guariroba vem de mananciais subterrâneos, ou seja, não dependemos da precipitação para reabastecer o córrego. Quanto mais protegemos a APA e a região do córrego, mais água teremos para enfrentar épocas de estiagem e altas temperaturas. Algo que já ocorre atualmente. Mesmo em épocas de poucas chuvas e muito calor, não temos redução na produção de água, garantindo assim o abastecimento da Capital", finaliza Fernando Garayo.
Compartilhar
Conselho Gestor faz visita técnica na APA do córrego GuarirobaAssociação de Restauração, Conservação e Preservação de produtores de água da Bacia do Guariroba.
Author:
ARCP Guariroba
A Associao de Recuperao, Conservao e Preservao da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba) participou da visita tcnica do Conselho Gestor da rea de Proteo Ambiental (APA) do Guariroba, na manh desta quarta-feira (23). "Nestas visitas, a ARCP apresenta todo o trabalho realizado na rea ambiental, na restaurao das reas de Preservao Permanentes (APPs), demonstrando as vrias tcnicas de plantao de sementes e mudas e tambm na assessoria para a recuperao de pastagem", explica a vice-presidente da ARCP Guariroba, Maria Cristina Possari Lemos.
O conselho, segundo a vice-presidente, formado por representantes de vrias entidades e instituies como: guas Guariroba, Planurb, Imasul, Embrapa, Energisa, UEMS, UCDB e TBG. A visita semestral ou quando os conselheiros acharem necessrio e foi uma sugesto feita pela ARCP e aprovada em reunio do conselho. "A inteno que os conselheiros observem as aes desenvolvidas na rea e tambm as necessidades inerentes APA do Guariroba. A partir desses registros e das observaes feitas, o conselho pode buscar junto aos rgos prprios a efetividade das aes necessrias como, por exemplo, melhorias nas rodovias municipais CG-140, CG-160 e CG-180, que cortam toda a APA, alm da verificao da infraestrutura das pontes e a questo de turistas e
banhistas que no respeitam as placas educativas, deixando na beira dos mananciais lixo e desordem", afirma Maria Cristina.
O presidente da ARCP Guariroba, Claudinei Menezes Pecois, lembra que todo o trabalho dos produtores rurais na restaurao da rea contribui para a produo de gua na regio. " muito gratificante e prazeroso essa visita para essa regio da Bacia do Guariroba. Ns temos a reunio mensal do conselho, mas essas visitas presenciais so muito importantes. Essa a segunda visita in loco na regio, onde podemos compartilhar a vivncia e as aes prticas", avalia ele.
Alm de pontos restaurados nos ltimos anos pelos produtores rurais da regio, os participantes visitaram a captao da concessionria guas Guariroba, no crrego Guariroba, que representa 41% da gua que abastece Campo Grande. "Viemos nessa importante bacia que contribui para o abastecimento da cidade. Nossa ideia foi visitar reas que foram restauradas e recuperadas. A guas Guariroba vem apoiando essa atividade e esses produtores da regio com a doao de mudas pelo viveiro Isaac de Oliveira, que recentemente teve sua capacidade aumentada para produo de 80 mil mudas por ano", comenta o gerente de Meio Ambiente e Qualidade da concessionria, Fernando Garayo.
Diariamente, a guas Guariroba realiza a captao de mais de 115 milhes de litros de gua diretamente do crrego Guariroba, que corresponde a 41% do abastecimento da Capital. "Temos estudos que comprovam que 80% da gua do crrego Guariroba vem de mananciais subterrneos, ou seja, no dependemos da precipitao para reabastecer o crrego. Quanto mais protegemos a APA e a regio do crrego, mais gua teremos para enfrentar pocas de estiagem e altas temperaturas. Algo que j ocorre atualmente. Mesmo em pocas de poucas chuvas e muito calor, no temos reduo na produo de gua, garantindo assim o abastecimento da Capital", finaliza Fernando Garayo.