Notícias

ARCP participa de discussão sobre segurança e energia na área rural

Publicado em 30 de Junho de 2025

Evento aconteceu no Sindicato Rural de Campo Grande e abordou dois temas preocupantes para o setor agropecuário


A Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba) participou de um café da manhã, no Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), evento que se consolida como um espaço de diálogo, informação e construção de soluções para o setor agropecuário. O tema do encontro este ano foi: "Segurança e Energia: Desafios e Soluções para o Campo", dois assuntos que, cada vez mais, fazem parte das preocupações dos produtores rurais: a segurança das propriedades e os desafios no fornecimento de energia elétrica no setor.

Para o presidente da ARCP Guariroba, Claudinei Menezes Pecois, eventos como esse são importantes para que os produtores rurais tenham as informações necessárias para melhorar a qualidade de vida e a produtividade em suas áreas. "A eficiência da rede elétrica e a presença ativa da segurança rural são fatores estruturantes para o desenvolvimento sustentável da APA do Guariroba. Precisamos de energia confiável para manter as atividades produtivas e de segurança para garantir a tranquilidade das famílias. Afinal, preservar a natureza também é proteger quem vive nela", afirma Claudinei.

O presidente do SRCG, Eduardo Monreal, lembra que o papel da entidade é justamente ser essa ponte entre quem produz e os órgãos públicos, empresas e prestadores de serviço. "Segurança e energia são dois pilares essenciais para quem vive e produz no campo. Nossa missão é criar esses espaços de diálogo, onde possamos buscar soluções conjuntas, cobrar melhorias e também entender quais são os projetos em andamento para atender as demandas do setor", explica ele.

Para falar sobre segurança, o convidado foi o Coronel Maurício Pavão, da Polícia Militar Rural de Mato Grosso do Sul, que falou sobre as ações da Patrulha Rural. Um dos principais destaques, segundo ele, foi a redução de 50,7% nos casos de abigeato (roubo de gado), caindo de 528 ocorrências em 2021 para 260 em 2024. Os casos de roubos diminuíram 45,1%, enquanto os furtos apresentaram uma queda de 31,5%. Já os homicídios tiveram redução de 28,2%, passando de 92 para 66 registros no mesmo período.

No setor de energia, quem conduziu a conversa é foi o Coordenador de Relacionamento com Grandes Clientes e Poder Público, da Energisa, Dian Cleiton de Brito, que esclareceu dúvidas dos produtores rurais sobre fornecimento, manutenção, qualidade dos serviços e soluções para os desafios enfrentados nas áreas rurais.

ARCP participa de discussão sobre segurança e energia na área rural Associação de Restauração, Conservação e Preservação de produtores de água da Bacia do Guariroba.
Author:
Logomarca ARCP Guariroba
ARCP Guariroba
A Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba) participou de um café da manhã, no Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), evento que se consolida como um espaço de diálogo, informação e construção de soluções para o setor agropecuário. O tema do encontro este ano foi: "Segurança e Energia: Desafios e Soluções para o Campo", dois assuntos que, cada vez mais, fazem parte das preocupações dos produtores rurais: a segurança das propriedades e os desafios no fornecimento de energia elétrica no setor. Para o presidente da ARCP Guariroba, Claudinei Menezes Pecois, eventos como esse são importantes para que os produtores rurais tenham as informações necessárias para melhorar a qualidade de vida e a produtividade em suas áreas. "A eficiência da rede elétrica e a presença ativa da segurança rural são fatores estruturantes para o desenvolvimento sustentável da APA do Guariroba. Precisamos de energia confiável para manter as atividades produtivas e de segurança para garantir a tranquilidade das famílias. Afinal, preservar a natureza também é proteger quem vive nela", afirma Claudinei. O presidente do SRCG, Eduardo Monreal, lembra que o papel da entidade é justamente ser essa ponte entre quem produz e os órgãos públicos, empresas e prestadores de serviço. "Segurança e energia são dois pilares essenciais para quem vive e produz no campo. Nossa missão é criar esses espaços de diálogo, onde possamos buscar soluções conjuntas, cobrar melhorias e também entender quais são os projetos em andamento para atender as demandas do setor", explica ele. Para falar sobre segurança, o convidado foi o Coronel Maurício Pavão, da Polícia Militar Rural de Mato Grosso do Sul, que falou sobre as ações da Patrulha Rural. Um dos principais destaques, segundo ele, foi a redução de 50,7% nos casos de abigeato (roubo de gado), caindo de 528 ocorrências em 2021 para 260 em 2024. Os casos de roubos diminuíram 45,1%, enquanto os furtos apresentaram uma queda de 31,5%. Já os homicídios tiveram redução de 28,2%, passando de 92 para 66 registros no mesmo período. No setor de energia, quem conduziu a conversa é foi o Coordenador de Relacionamento com Grandes Clientes e Poder Público, da Energisa, Dian Cleiton de Brito, que esclareceu dúvidas dos produtores rurais sobre fornecimento, manutenção, qualidade dos serviços e soluções para os desafios enfrentados nas áreas rurais.