Publicado em 02 de Julho de 2025
Aquidauana (MS) – No último sábado, 28 de junho, durante o evento Pantanal Tech, foi assinado o termo de parceria entre os estruturantes da Rede de Sementes Flor do Cerrado e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A cerimônia contou com a presença do Reitor da UEMS, professor Laércio Alves de Carvalho, que reforçou o compromisso da instituição com ações de preservação e desenvolvimento sustentável no estado.
A Rede Flor do Cerrado está sendo criada com o objetivo de promover a coleta, beneficiamento, análise, distribuição e comercialização de sementes de árvores nativas do Cerrado sul-mato-grossense. A iniciativa visa fortalecer a cadeia da restauração ecológica no estado e gerar renda para coletoras e coletores que atuam diretamente na conservação do bioma.
As entidades estruturantes da Rede são a Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba), o Instituto Taquari Vivo (ITV) e o WWF-Brasil. "A criação da Rede Flor do Cerrado é um passo histórico para a restauração ecológica no nosso estado. Com ela, vamos unir ciência, tradição e responsabilidade ambiental para valorizar o Cerrado e gerar renda para quem cuida da terra", afirmou vice-presidente da ARCP Guariroba, Cristina Possari.
A parceria com a UEMS, por meio de sua unidade em Aquidauana, será responsável pela análise da qualidade das sementes, essencial para garantir a rastreabilidade e certificação dos lotes. O laboratório da universidade será peça-chave na obtenção do Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM), necessário para a legalização da produção e comercialização.
"O convênio vai nos permitir avançar no desenvolvimento dos protocolos que garantam qualidade e eficiência na produção de sementes, hoje com mais de 200 espécies coletadas", explicou diretor do ITV, Renato Roscoe.
Rede de Sementes Flor do Cerrado
Em 2017, a ARCP Guariroba iniciou um movimento de coleta de sementes nativas do Cerrado com a comunidade Quilombola Boa Sorte de Corguinho, em Mato Grosso do Sul. A partir de 2022, juntamente o WWF-Brasil e o Instituto Taquari Vivo, a ARCP Guariroba integrou as instituições estruturantes que apoiam a criação da Rede Flor do Cerrado- a primeira rede de sementes do estado. Atualmente, a Rede de Sementes Flor do Cerrado conta com quatro núcleos de coletas: Corguinho, Nioaque , Sidrolândia e Figueirão.