Notícias

ARCP e Sindicato Rural participam de reunião com a prefeita Adriane Lopes para viabilizar retorno do Pagamento por Serviços Ambientais

Publicado em 31 de Outubro de 2025

Prefeita vai reunir sua equipe e agendar um novo encontro para viabilizar o retorno do programa na APA do Guariroba


A diretoria da Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba), em conjunto com o Sindicato Rural de Campo Grande, participou de reunião com a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes. O encontro teve por objetivo principal debater a retomada do mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) na Área de Proteção Ambiental do Guariroba (APA do Guariroba). O PSA, conhecido também por "Manancial Vivo", foi implementado em 2010 para incentivar produtores rurais na preservação e recuperação de áreas estratégicas da bacia. A APA do Guariroba abastece cerca de 40% da população da capital.

Desde que as ações de recuperação ambiental ganharam corpo, os resultados se destacam: já foram plantadas mais de 180 mil mudas de espécies nativas no território da APA, com mais de 115 hectares recuperados ou em processo de recuperação. Estudos técnicos indicam que a qualidade da água na bacia melhorou de forma significativa após a implementação do Manancial Vivo na APA.

Para o presidente da ARCP Guariroba, Claudinei Menezes Pecois, o PSA foi um divisor de águas para a região. "Esses pagamentos não apenas ajudaram a proteger o manancial, como também trouxe dignidade e reconhecimento aos produtores rurais que sempre cuidaram da terra e trabalharam para que a água chegasse até a casa dos moradores de Campo Grande."
Segundo Claudinei, durante o encontro, a prefeita Adriane Lopes afirmou que vai reunir a equipe responsável por essa área ambiental para verificar como está a situação do programa Manancial Vivo e, posteriormente, agendar uma nova reunião para buscar alternativas para que o pagamento continue.

A reunião representou o primeiro passo para reativar o programa, o objetivo é sensibilizar a prefeitura para retomar o PSA, assegurando continuidade à preservação ambiental e à segurança hídrica de Campo Grande.

ARCP e Sindicato Rural participam de reunião com a prefeita Adriane Lopes para viabilizar retorno do Pagamento por Serviços Ambientais Associação de Restauração, Conservação e Preservação de produtores de água da Bacia do Guariroba.
Author:
Logomarca ARCP Guariroba
ARCP Guariroba
A diretoria da Associao de Recuperao, Conservao e Preservao da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba), em conjunto com o Sindicato Rural de Campo Grande, participou de reunio com a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes. O encontro teve por objetivo principal debater a retomada do mecanismo de Pagamento por Servios Ambientais (PSA) na rea de Proteo Ambiental do Guariroba (APA do Guariroba). O PSA, conhecido tambm por "Manancial Vivo", foi implementado em 2010 para incentivar produtores rurais na preservao e recuperao de reas estratgicas da bacia. A APA do Guariroba abastece cerca de 40% da populao da capital. Desde que as aes de recuperao ambiental ganharam corpo, os resultados se destacam: j foram plantadas mais de 180 mil mudas de espcies nativas no territrio da APA, com mais de 115 hectares recuperados ou em processo de recuperao. Estudos tcnicos indicam que a qualidade da gua na bacia melhorou de forma significativa aps a implementao do Manancial Vivo na APA. Para o presidente da ARCP Guariroba, Claudinei Menezes Pecois, o PSA foi um divisor de guas para a regio. "Esses pagamentos no apenas ajudaram a proteger o manancial, como tambm trouxe dignidade e reconhecimento aos produtores rurais que sempre cuidaram da terra e trabalharam para que a gua chegasse at a casa dos moradores de Campo Grande." Segundo Claudinei, durante o encontro, a prefeita Adriane Lopes afirmou que vai reunir a equipe responsvel por essa rea ambiental para verificar como est a situao do programa Manancial Vivo e, posteriormente, agendar uma nova reunio para buscar alternativas para que o pagamento continue. A reunio representou o primeiro passo para reativar o programa, o objetivo sensibilizar a prefeitura para retomar o PSA, assegurando continuidade preservao ambiental e segurana hdrica de Campo Grande.