Logo ARCP Guariroba Campo Grande MS

Campo Grande
19 de Março de 2024.

ARCP

Nossa história

Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP) desde 1996 com o objetivo de defender os interesses dos associados.



Com o objetivo de defender em bloco os interesses comuns ou individual dos associados, esta Associação foi constituída em 8 de Abril de 1996, por um grupo de proprietários rurais da região da Bacia do Guariroba, com uma visão, desde aquela época, de que juntos somos mais fortes em prol do bem comum.

Na primeira reunião do grupo foi aclamado o 1° Presidente da ARCP o Sr. Walter Rodrigues, o qual indicou como secretário dos trabalhos o Sr. Celso Ramos Régis. Foi criada entre outros objetivos, para dar respaldo aos produtores e proprietários rurais citados nos autos do Inquérito Civil n° 014/1995, expedido pela Promotoria de Justiça e Meio Ambiente para darem atendimento às normas e orientações determinadas na criação/instituição da Área de Proteção Ambiental – APA dos Mananciais do Córrego Guariroba, a partir de 1995.
Vale lembrar que a partir daquele ano as propriedades rurais da Bacia do Guariroba/MS foram transformadas em áreas particulares de utilidade pública e, como tais, passaram a atender legislação ambiental e normas específicas que disciplinam a utilização dos recursos naturais da APA do Guariroba.

A associação tem se pautado em eixos norteadores, entre outros:
Defender em bloco os interesses comuns ou individual dos associados;
Orientar os associados ao cumprimento de toda legislação ambiental em nível Federal, Estadual e Municipal;
Levantar soluções conjuntas de problemas de degradação ambiental existente na bacia do Guariroba junto ao poder público;
Reivindicar apoio técnico dos órgãos ambientais;

Tem participado ativamente do Conselho Gestor da área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Guariroba – APA do Guariroba que foi criado pelo decreto 8.178, 22 de Março de 2001, órgão de caráter consultivo e deliberativo de assessoramento do Poder Executivo. Este Conselho Gestor é composto por 8 conselheiros titulares e igual número de suplentes distribuídos entre instituições governamentais e não governamentais.

I. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – SEMADUR;
II. Órgão Estadual de Meio Ambiente – IMASUL;
III. Órgão Federal de Meio Ambiente – IBAMA;
IV. Conselho Municipal de Meio Ambiente – CMMA;
V. Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba - ARCP;
VI. Companhia de Saneamento – Águas de Guariroba S/A;
VII. Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia – Brasil S/A – TBG;
VIII. Sindicato Rural de Campo Grande/MS.


Estatuto ARCP Guariroba
Conheça o nosso estatuto e participe conosco dessa luta que é fundamental para o meio ambiente.

Estatuto Oficial ARCP Guariroba




Voltar