APA do Guariroba recebe 5 mil mudas nativas em comemoração ao Dia Mundial da Água
Publicado em 22 de Março de 2023
Em cinco anos de trabalho, a ARCP restaurou 80 hectares de APPs
A Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba) iniciou ontem (21) o plantio de 5 mil mudas nativas do cerrado na Área de Proteção Ambiental (APA) do Guariroba, em parceria com a Prefeitura de Campo Grande e integrantes do Conselho Gestor da APA do Guariroba, além da presença da WWF Brasil. A ação encerra o período de plantio de mudas e recuperação de pastagens, que começou em outubro e termina este mês, época mais chuvosa do ano. "Estamos comemorando o Dia Mundial da Água e o trabalho da associação é principalmente a preservação da água", afirma o presidente da ARCP Guariroba, Claudinei Pecois.
Em cinco anos de trabalho da associação já foram restaurados, segundo Claudinei, 80 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e ainda restam outros 660 hectares para recuperar. "Grande parte dos 79 produtores rurais da Bacia do Guariroba está receptiva ao projeto de restauração. Nossa intenção é através do exemplo, das boas práticas conseguir transformar essa região", ressalta ele.
De acordo com o presidente da ARCP, são várias frentes de trabalho: a restauração ambiental das APPs, a recuperação das pastagens e o terraceamento, uma técnica agrícola para evitar a erosão causada pelas águas da chuva. Dos 36.200 hectares da bacia do Guariroba, a maior parte é de pastagens. "Se essas áreas também estiverem recuperadas, não vai haver erosão porque a infiltração da água no solo será maior", destaca Claudinei.
Para a engenheira florestal do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Adriana do Santos Damião, esse trabalho de restauração ecológica é muito importante para a preservação da água. "Essa parceria, integrando governamental com não-governamental e o apoio técnico, é fundamental. Antigamente, diziam que a água era um produto renovável, mas não é mais", alerta a engenheira, lembrando que 50% da água que abastece Campo Grande vem da Bacia do Guariroba.
O gerente de fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Orcival Simões Júnior, explica que a prefeitura é um dos parceiros do projeto. "Estamos estreitando os laços com a associação para fornecer parte das mudas. Temos uma área grande a recuperar. Também estamos atuando na parte de instruir, informar mais o produtor sobre o que precisa ser feito. A água é importante para a civilização, é um dos grandes desafios hoje. Temos que preservar para não faltar no futuro", avalia o gerente.
A assessora executiva do Conselho Gestor da APA do Guariroba e representante da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Lucilene Oshiro, lembra que o conselho propicia a gestão democrática do território. "Essa iniciativa da ARCP é de extrema importância, como membro do conselho gestor. Temos um plano de manejo, com programas ambientais para serem cumpridos e esse tipo de ação faz parte do plano de manejo. Eles são um dos nossos parceiros, para nos ajudar a fazer esse plano de manejo se tornar realidade", afirma Lucilene.
A vice-presidente da ARCP, Cristina Possari, também ressalta a importância desse trabalho de recuperação da Bacia do Guariroba para a população de Campo Grande e para as futuras gerações. "Precisamos pensar nos nossos filhos, netos e bisnetos. Que possamos deixar um planeta ambientalmente mais correto e garantir água para essas gerações", finaliza Cristina.
Veja matéria completa veiculada no Jornal da Educativa
Compartilhar
APA do Guariroba recebe 5 mil mudas nativas em comemoração ao Dia Mundial da ÁguaAssociação de Restauração, Conservação e Preservação de produtores de água da Bacia do Guariroba.
Author:
ARCP Guariroba
A Associao de Recuperao, Conservao e Preservao da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba) iniciou ontem (21) o plantio de 5 mil mudas nativas do cerrado na rea de Proteo Ambiental (APA) do Guariroba, em parceria com a Prefeitura de Campo Grande e integrantes do Conselho Gestor da APA do Guariroba, alm da presena da WWF Brasil. A ao encerra o perodo de plantio de mudas e recuperao de pastagens, que comeou em outubro e termina este ms, poca mais chuvosa do ano. "Estamos comemorando o Dia Mundial da gua e o trabalho da associao principalmente a preservao da gua", afirma o presidente da ARCP Guariroba, Claudinei Pecois.
Em cinco anos de trabalho da associao j foram restaurados, segundo Claudinei, 80 hectares de reas de Preservao Permanente (APPs) e ainda restam outros 660 hectares para recuperar. "Grande parte dos 79 produtores rurais da Bacia do Guariroba est receptiva ao projeto de restaurao. Nossa inteno atravs do exemplo, das boas prticas conseguir transformar essa regio", ressalta ele.
De acordo com o presidente da ARCP, so vrias frentes de trabalho: a restaurao ambiental das APPs, a recuperao das pastagens e o terraceamento, uma tcnica agrcola para evitar a eroso causada pelas guas da chuva. Dos 36.200 hectares da bacia do Guariroba, a maior parte de pastagens. "Se essas reas tambm estiverem recuperadas, no vai haver eroso porque a infiltrao da gua no solo ser maior", destaca Claudinei.
Para a engenheira florestal do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Adriana do Santos Damio, esse trabalho de restaurao ecolgica muito importante para a preservao da gua. "Essa parceria, integrando governamental com no-governamental e o apoio tcnico, fundamental. Antigamente, diziam que a gua era um produto renovvel, mas no mais", alerta a engenheira, lembrando que 50% da gua que abastece Campo Grande vem da Bacia do Guariroba.
O gerente de fiscalizao ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Orcival Simes Jnior, explica que a prefeitura um dos parceiros do projeto. "Estamos estreitando os laos com a associao para fornecer parte das mudas. Temos uma rea grande a recuperar. Tambm estamos atuando na parte de instruir, informar mais o produtor sobre o que precisa ser feito. A gua importante para a civilizao, um dos grandes desafios hoje. Temos que preservar para no faltar no futuro", avalia o gerente.
A assessora executiva do Conselho Gestor da APA do Guariroba e representante da Agncia Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Lucilene Oshiro, lembra que o conselho propicia a gesto democrtica do territrio. "Essa iniciativa da ARCP de extrema importncia, como membro do conselho gestor. Temos um plano de manejo, com programas ambientais para serem cumpridos e esse tipo de ao faz parte do plano de manejo. Eles so um dos nossos parceiros, para nos ajudar a fazer esse plano de manejo se tornar realidade", afirma Lucilene.
A vice-presidente da ARCP, Cristina Possari, tambm ressalta a importncia desse trabalho de recuperao da Bacia do Guariroba para a populao de Campo Grande e para as futuras geraes. "Precisamos pensar nos nossos filhos, netos e bisnetos. Que possamos deixar um planeta ambientalmente mais correto e garantir gua para essas geraes", finaliza Cristina.
Veja matria completa veiculada no Jornal da Educativa