Logo ARCP Guariroba Campo Grande MS

Campo Grande
27 de Abril de 2024.

Ações

Conselho Estadual de Recursos Hídricos de MS aprova a criação do Comitê da Bacia do Rio Pardo

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (CERH) aprovou a criação e instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (CBH Pardo), além de seu regimento interno. A resolução foi publicada, na quinta-feira (14), no Diário Oficial do Estado. A bacia é considerada uma das mais importantes já que abrange Campo Grande e outros 10 municípios de Mato Grosso do Sul. A Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba) participou ativamente desde o início das discussões para a implantação do comitê, em 2020.

A Bacia Hidrográfica do Rio Pardo está inserida na bacia do Rio Paraná e abrange uma área de 39.419 quilômetros quadrados. A bacia é bastante extensa e passa pelo território dos municípios de Campo Grande, Bandeirantes, Bataguassu, Brasilândia, Camapuã, Jaraguari, Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rochedo e Santa Rita do Pardo.

Para o professor doutor Fábio Martins Ayres, geógrafo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e coordenador do Centro de Pesquisa Território e Frontreira (CEFRONT) explica que Bacia do Rio Pardo abastece a maior quantidade de população do estado de Mato Grosso do Sul. “É uma bacia bastante extensa que vai aqui de Campo Grande até Bataguassu, passando por 11 municípios, então isso mostra a sua importância, a sua relevância ambiental”, avalia ele.

De acordo com Fábio, o que chamou a atenção é a inserção das atividades de silvicultura, das indústrias papeleiras naquela região. “Isso permitiu que a gente acompanhasse com um olhar mais atento sobre a gestão e o uso da água e nós começamos a fazer um trabalho de mobilização. Esse trabalho iniciado por mim, juntamente com a professora Maria Helena, que é da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e outras pessoas que começaram a participar”, afirma o professor, lembrando que os trabalhos começaram em 2020.

Após a publicação da resolução da criação e instalação do CBH Pardo, será composta uma comissão provisória que deverá promover o processo de composição do conselho, sendo estes: mobilização, cadastramento, habilitação, eleição e posse dos membros em 180 dias a contar da data de publicação da resolução. “Será composta a mesa diretora por uma comissão provisória que vai executar o regimento interno, que foi publicado junto com a criação do comitê, e a elaboração do plano de manejo da bacia”, esclarece Fábio Ayres.

Acesse no link abaixo a publicação da resolução, na página 15 do Diário Oficial do Estado

Ver matéria

Voltar