Logo ARCP Guariroba Campo Grande MS

Campo Grande
29 de Abril de 2024.

Ações

ARCP finaliza instalação de portais informativos na APA do Guariroba

Em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Cooperativa de Crédito Sicredi e Energisa, a Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba) finalizou, esta semana, a instalação de quatro portais informativos nas entradas da Área de Proteção Ambiental (APA) do Guariroba. O objetivo principal é indicar aos visitantes as entradas dessas áreas, além de conscientizar a população sobre a importância de preservar essa região.

A ARCP Guariroba instalou quatro portais, sendo três em estradas vicinais que atravessam a APA (CG-140, CG-160 e na CG-180), através da BR-262 e o último, que foi fixado do outro lado, na MS-040. Os portais são visíveis a longa distância, com oito metros de extensão e nove metros de altura e as placas têm os seguintes dizeres: “Seja bem-vindo - Área de Proteção Ambiental - Bacia do Guariroba - água que abastece Campo Grande” e, para quem estiver saindo da Bacia: “Volte sempre - Área de Proteção Ambiental - Bacia do Guariroba - água que abastece Campo Grande”.

O presidente da ARCP Guariroba, Claudinei Menezes Pecois, explica que são quase 30 anos de trabalho na região, com plantio de mudas, cercamentos de nascentes, terraceamentos, visando a preservação da água “A bacia do Guariroba é produtora de água que abastece Campo Grande e sempre lutamos para que a população conhecesse essa área de 36.200 hectares, tão importante para a cidade. Com a instalação dos portais as entradas da APA ficam bem nítidas para os visitantes. É a realização do sonho de todos os produtores rurais daquela área”, afirma ele.

Além dos portais, a ARCP Guariroba também instalou, em parceria com o MPMS, 95 placas indicativas e educativas ao longo de toda a APA. “Queremos que a população conheça mais aquele local e que nos ajude a recuperar e a conservar o meio ambiente para que sempre tenhamos água em abundância para nossas famílias, nossos filhos e netos”, finaliza Claudinei.


Voltar