Logo ARCP Guariroba Campo Grande MS

Campo Grande
25 de Abril de 2024.

Bacia do Guariroba

Formação da I Brigada de Incêndio APA do Guariroba

Publicado em 30 de Agosto de 2018

SEMADUR, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e ARCP (Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba), promovem curso de prevenção e combate à incêndios na região da Bacia do Guariroba.

A ARCP junto com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e SEMADUR, realizaram nos últimos dias 16 e 17 de Agosto, na Fazenda Dois Irmãos, o I Curso teórico e prático de combate e prevenção à incêndios na região da APA do Guariroba.

O objetivo do curso é formar Brigadas de Incêndio, compostas por proprietários, moradores e trabalhadores da Bacia, capacitando os mesmos para ação segura, preventiva e combativa em situções de início de incêndios.
Foram formados dois grupos: Um representando as sub-bacias Saltinho e Guariroba, e outra Brigada para as sub-bacias Rondinha, Reservatório e Tocos.
Os proprietários e funcionários das propriedades canditaram-se voluntariamente para participação do curso, e receberam instruções e equipamentos de segurança necessários para atuação.


Durante o curso, os participantes contaram com as instruções de representantes da Defesa Civil, Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros, representado pelo Coronel João Alves Calixto. Os conteúdos abordados foram, dentre outros:
Legislação Ambiental
Noções de Primeiros Socorros
Teoria de Incêndio Florestal
Material de Combate à Incêndio Florestal
Técnicas e Táticas de Combate a Incêndio Florestal
Demonstração e Manutenção de Materiais
Deslocamento com Ferramentas
Combate a Incêndio Florestal


Mas não ficou apenas na teoria. Os participantes aprenderam técnicas importantes sobre primeiros socorros e, à campo, receberam instruções sobre a importância e utilização dos Equipamentos de Proteção Individual e ferramentas como a Bomba d´água costal, abafador e enxada, utilizadas para auxílio na ocasião de incêndios, e utilizaram os mesmos, na prática, na demonstração do controle de inícios de incêndios em vegetação.

Os participantes aprenderam a fazer desbaste de terrenos íngremes e ao redor de matas, para impedir a propagação de incêndios, uma prática chamada de Aceiro, e geralmente realizada por trator. Porém, devido às condições características da região, foi ensinada a utilização de enxadas para a técnica, que é também realizada pelo Corpo de Bombeiros em determinadas situações.

Voltar