O engenheiro agrônomo participou efetivamente da recuperação de áreas degradadas na Bacia do Guariroba
O meio ambiente é um dos temas mais abordados atualmente em todo o mundo e como preservar esse recurso natural está entre os principais questionamentos do Poder Público e também das entidades de proteção ambiental. Pensando na importância da preservação, a Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba) publica uma série de matérias com personalidades da região da Área de Proteção Ambiental (APA) do Guariroba, que se esforçam para resguardar o meio ambiente, com práticas sustentáveis e, desta forma, conservando os recursos fundamentais para a nossa sobrevivência, como a água. A intenção é que, através desta série e das experiências vividas por essas personalidades na APA do Guariroba, outras entidades e pessoas possam se inspirar e desenvolver atividades semelhantes em seus territórios. O destaque desta matéria é engenheiro agrônomo Diego Alves de Araújo, de 36 anos, que participou efetivamente da recuperação de áreas degradadas na Bacia do Guariroba.
Um ditado popular diz que nunca se esquece o primeiro amor, mas para o agrônomo Diego Alves de Araújo, de 36 anos, a região da APA do Guariroba passou a ser um local inesquecível após realizar um trabalho de recuperação de Áreas de Preservação Permanentes (APPs). "Meu primeiro contato com a região foi através de uma empresa terceirizada, onde eu trabalhava, e formamos um contrato com o WWF Brasil, em parceria com a ARCP Guariroba. O trabalho foi realizado em 2017 a 2018", relembra ele.
Ao chegar na APA do Guariroba, continua Diego, a ARCP Guariroba e WWF Brasil já estavam realizando alguns trabalhos de recuperação, mas ainda tinham muitos problemas, principalmente nas APPs. "Faltava vegetação. Em 2017, eu acredito que foi o boom da recuperação da região. Foi onde a associação encabeçou, juntamente com nossa equipe, um trabalho árduo na questão da recuperação das APPs. Grande parte da área se manteve sem degradação muito acentuada, o problema maior era a recuperação das APPs, onde as braquiárias, as forrageiras são muito agressivas e competiam com as matas nativas. Então, o foco principal sempre foi a recuperação de APPs nas áreas, nos cursos hídricos", avalia o agrônomo.
Para Diego, a APA do Guariroba é conhecida por entidades da área ambiental e também por órgãos públicos. "As pessoas conhecem a região, sabem do seu significado, sabem a importância que essa região tem principalmente para o nosso município. Na questão de preservação se tornou um exemplo. Essa bacia abastece 50% da nossa população, com uma água de excelente qualidade, com pouca necessidade de tratamento", analisa ele.
Diego lembra ainda da importância do trabalho conjunto na transformação da região, tanto por parte das entidades que ajudaram a financiar as ações quanto das equipes da associação que trabalharam intensamente no local. "A recuperação não é fácil, é uma extensa luta. Tudo é oneroso, tudo é difícil", completa ele.
O engenheiro agrônomo também destaca a importância da área para ele e sua família. "A APA do Guariroba me trouxe tantas coisas boas, tantos aprendizados, foi onde eu tive um grande crescimento profissional. Onde eu soube realmente o significado de preservação ambiental. Meu maior sonho é que esta área seja conhecida e reconhecida em todo o Brasil, porque é uma área de grande importância, não só para o nosso município, mas também para o nosso estado. Que ela seja preservada, e que daqui a alguns anos todos os trabalhos que estão sendo feitos, e que ainda irão ser feitos, gerem frutos. Que os nossos filhos, os nossos netos, consigam ir lá e visitar, e falar que teve um dedinho aqui do meu pai, do meu avô", finaliza Diego.
*Diego Alves de Araújo é engenheiro agrônomo
Compartilhar
Diego Alves de Araújo e a APA do GuarirobaAssociação de Restauração, Conservação e Preservação de produtores de água da Bacia do Guariroba.
Author:
ARCP Guariroba
O meio ambiente um dos temas mais abordados atualmente em todo o mundo e como preservar esse recurso natural est entre os principais questionamentos do Poder Pblico e tambm das entidades de proteo ambiental. Pensando na importncia da preservao, a Associao de Recuperao, Conservao e Preservao da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba) publica uma srie de matrias com personalidades da regio da rea de Proteo Ambiental (APA) do Guariroba, que se esforam para resguardar o meio ambiente, com prticas sustentveis e, desta forma, conservando os recursos fundamentais para a nossa sobrevivncia, como a gua. A inteno que, atravs desta srie e das experincias vividas por essas personalidades na APA do Guariroba, outras entidades e pessoas possam se inspirar e desenvolver atividades semelhantes em seus territrios. O destaque desta matria engenheiro agrnomo Diego Alves de Arajo, de 36 anos, que participou efetivamente da recuperao de reas degradadas na Bacia do Guariroba.
Um ditado popular diz que nunca se esquece o primeiro amor, mas para o agrnomo Diego Alves de Arajo, de 36 anos, a regio da APA do Guariroba passou a ser um local inesquecvel aps realizar um trabalho de recuperao de reas de Preservao Permanentes (APPs). "Meu primeiro contato com a regio foi atravs de uma empresa terceirizada, onde eu trabalhava, e formamos um contrato com o WWF Brasil, em parceria com a ARCP Guariroba. O trabalho foi realizado em 2017 a 2018", relembra ele.
Ao chegar na APA do Guariroba, continua Diego, a ARCP Guariroba e WWF Brasil j estavam realizando alguns trabalhos de recuperao, mas ainda tinham muitos problemas, principalmente nas APPs. "Faltava vegetao. Em 2017, eu acredito que foi o boom da recuperao da regio. Foi onde a associao encabeou, juntamente com nossa equipe, um trabalho rduo na questo da recuperao das APPs. Grande parte da rea se manteve sem degradao muito acentuada, o problema maior era a recuperao das APPs, onde as braquirias, as forrageiras so muito agressivas e competiam com as matas nativas. Ento, o foco principal sempre foi a recuperao de APPs nas reas, nos cursos hdricos", avalia o agrnomo.
Para Diego, a APA do Guariroba conhecida por entidades da rea ambiental e tambm por rgos pblicos. "As pessoas conhecem a regio, sabem do seu significado, sabem a importncia que essa regio tem principalmente para o nosso municpio. Na questo de preservao se tornou um exemplo. Essa bacia abastece 50% da nossa populao, com uma gua de excelente qualidade, com pouca necessidade de tratamento", analisa ele.
Diego lembra ainda da importncia do trabalho conjunto na transformao da regio, tanto por parte das entidades que ajudaram a financiar as aes quanto das equipes da associao que trabalharam intensamente no local. "A recuperao no fcil, uma extensa luta. Tudo oneroso, tudo difcil", completa ele.
O engenheiro agrnomo tambm destaca a importncia da rea para ele e sua famlia. "A APA do Guariroba me trouxe tantas coisas boas, tantos aprendizados, foi onde eu tive um grande crescimento profissional. Onde eu soube realmente o significado de preservao ambiental. Meu maior sonho que esta rea seja conhecida e reconhecida em todo o Brasil, porque uma rea de grande importncia, no s para o nosso municpio, mas tambm para o nosso estado. Que ela seja preservada, e que daqui a alguns anos todos os trabalhos que esto sendo feitos, e que ainda iro ser feitos, gerem frutos. Que os nossos filhos, os nossos netos, consigam ir l e visitar, e falar que teve um dedinho aqui do meu pai, do meu av", finaliza Diego.
*Diego Alves de Arajo engenheiro agrnomo