ARCP

Nossa história

Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP) desde 1996 com o objetivo de defender os interesses dos associados.



Com o objetivo de defender em bloco os interesses comuns ou individual dos associados, esta Associação foi constituída em 8 de Abril de 1996, por um grupo de proprietários rurais da região da Bacia do Guariroba, com uma visão, desde aquela época, de que juntos somos mais fortes em prol do bem comum.

Na primeira reunião do grupo foi aclamado o 1° Presidente da ARCP o Sr. Walter Rodrigues, o qual indicou como secretário dos trabalhos o Sr. Celso Ramos Régis. Foi criada entre outros objetivos, para dar respaldo aos produtores e proprietários rurais citados nos autos do Inquérito Civil n° 014/1995, expedido pela Promotoria de Justiça e Meio Ambiente para darem atendimento às normas e orientações determinadas na criação/instituição da Área de Proteção Ambiental – APA dos Mananciais do Córrego Guariroba, a partir de 1995.
Vale lembrar que a partir daquele ano as propriedades rurais da Bacia do Guariroba/MS foram transformadas em áreas particulares de utilidade pública e, como tais, passaram a atender legislação ambiental e normas específicas que disciplinam a utilização dos recursos naturais da APA do Guariroba.

A associação tem se pautado em eixos norteadores, entre outros:
Defender em bloco os interesses comuns ou individual dos associados;
Orientar os associados ao cumprimento de toda legislação ambiental em nível Federal, Estadual e Municipal;
Levantar soluções conjuntas de problemas de degradação ambiental existente na bacia do Guariroba junto ao poder público;
Reivindicar apoio técnico dos órgãos ambientais;

Tem participado ativamente do Conselho Gestor da área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Guariroba – APA do Guariroba que foi criado pelo decreto 8.178, 22 de Março de 2001, órgão de caráter consultivo e deliberativo de assessoramento do Poder Executivo. Este Conselho Gestor é composto por 8 conselheiros titulares e igual número de suplentes distribuídos entre instituições governamentais e não governamentais.

I. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – SEMADUR;
II. Órgão Estadual de Meio Ambiente – IMASUL;
III. Órgão Federal de Meio Ambiente – IBAMA;
IV. Conselho Municipal de Meio Ambiente – CMMA;
V. Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba - ARCP;
VI. Companhia de Saneamento – Águas de Guariroba S/A;
VII. Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia – Brasil S/A – TBG;
VIII. Sindicato Rural de Campo Grande/MS.


Estatuto ARCP Guariroba
Conheça o nosso estatuto e participe conosco dessa luta que é fundamental para o meio ambiente.

Estatuto Oficial ARCP Guariroba
Nossa história Associação de Restauração, Conservação e Preservação de produtores de água da Bacia do Guariroba.
Author:
Logomarca ARCP Guariroba
ARCP Guariroba
Com o objetivo de defender em bloco os interesses comuns ou individual dos associados, esta Associao foi constituda em 8 de Abril de 1996, por um grupo de proprietrios rurais da regio da Bacia do Guariroba, com uma viso, desde aquela poca, de que juntos somos mais fortes em prol do bem comum. Na primeira reunio do grupo foi aclamado o 1 Presidente da ARCP o Sr. Walter Rodrigues, o qual indicou como secretrio dos trabalhos o Sr. Celso Ramos Rgis. Foi criada entre outros objetivos, para dar respaldo aos produtores e proprietrios rurais citados nos autos do Inqurito Civil n 014/1995, expedido pela Promotoria de Justia e Meio Ambiente para darem atendimento s normas e orientaes determinadas na criao/instituio da rea de Proteo Ambiental APA dos Mananciais do Crrego Guariroba, a partir de 1995. Vale lembrar que a partir daquele ano as propriedades rurais da Bacia do Guariroba/MS foram transformadas em reas particulares de utilidade pblica e, como tais, passaram a atender legislao ambiental e normas especficas que disciplinam a utilizao dos recursos naturais da APA do Guariroba. A associao tem se pautado em eixos norteadores, entre outros: Defender em bloco os interesses comuns ou individual dos associados; Orientar os associados ao cumprimento de toda legislao ambiental em nvel Federal, Estadual e Municipal; Levantar solues conjuntas de problemas de degradao ambiental existente na bacia do Guariroba junto ao poder pblico; Reivindicar apoio tcnico dos rgos ambientais; Tem participado ativamente do Conselho Gestor da rea de Proteo Ambiental dos Mananciais do Crrego Guariroba APA do Guariroba que foi criado pelo decreto 8.178, 22 de Maro de 2001, rgo de carter consultivo e deliberativo de assessoramento do Poder Executivo. Este Conselho Gestor composto por 8 conselheiros titulares e igual nmero de suplentes distribudos entre instituies governamentais e no governamentais. I. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano SEMADUR; II. rgo Estadual de Meio Ambiente IMASUL; III. rgo Federal de Meio Ambiente IBAMA; IV. Conselho Municipal de Meio Ambiente CMMA; V. Associao de Recuperao, Conservao e Preservao da Bacia do Guariroba - ARCP; VI. Companhia de Saneamento guas de Guariroba S/A; VII. Transportadora Brasileira Gasoduto Bolvia Brasil S/A TBG; VIII. Sindicato Rural de Campo Grande/MS. Estatuto ARCP Guariroba Conhea o nosso estatuto e participe conosco dessa luta que fundamental para o meio ambiente. Estatuto Oficial ARCP Guariroba