Bacia do Guariroba

A Bacia do Guariroba

Publicado em 25 de Junho de 2018

Localizada em Campo Grande/MS, a bacia do Guariroba é responsável pelo abastecimento de quase metade do município


A bacia hidrográfica do córrego Guariroba localiza-se no município de Campo Grande (MS), distante 35 Km do centro da cidade, sendo a principal fonte de abastecimento de água da capital Sul-Matogrossense. Integrante da Bacia do Paraná, a bacia do Guariroba situa-se no bioma Cerrado.

Após tornar-se um dos mananciais da cidade de Campo Grande em 1985, a bacia foi integralmente declarada Área de Proteção Ambiental (APA), uma das categorias de unidade de conservação assegurada pelo SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação – lei n°. 9.985.

Com 65 propriedades rurais, a característica fundiária predominante da bacia é de médias e grandes propriedades, com tamanhos entre 48 e 5.480 hectares.
No que tange ao abastecimento público, a bacia possui um reservatório com volume de aproximadamente 4 milhões de m³, em 53 hectares. A água captada nesta bacia atende quase metade do município de Campo Grande.

Já foram identificadas 42 nascentes na bacia do Guariroba, além de remanescentes florestais e áreas úmidas que somam 6.456 hectares, correspondente a 17,8% da área total. Porém ainda há uma grande quantidade da vegetação de Áreas de Preservação Permanente (APP) a serem restauradas.

Com aproximadamente 36.200 hectares, a atividade produtiva predominante nas propriedades da bacia é a pecuária de corte extensiva. De acordo com dados do grupo HEroS, de 2015, cerca de 47,4% da bacia possuem aptidão de uso agrícola para pastagens, silvicultura ou sistemas integrados.

A bacia do Guariroba é divida em 5 sub bacias:

Guariroba Nascente – 7.650 ha
Saltinho – 7.600 ha
Tocos – 7.800 ha
Rondinha – 4.400 ha
Reservatório – 8.750 ha

Sobre os programas:
Programa Água Brasil & Programa Manancial Vivo na Bacia do Córrego Guariroba (MS)


FONTE: Editado de Portfólio de boas práticas agropecuárias customizado da Bacia do Guariroba - Programa Água Brasil. Banco de Brasil e WWF-Brasil, Outubro, 2015. Pg. 10.

A Bacia do Guariroba Associação de Restauração, Conservação e Preservação de produtores de água da Bacia do Guariroba.
Author:
Logomarca ARCP Guariroba
ARCP Guariroba
A bacia hidrogrfica do crrego Guariroba localiza-se no municpio de Campo Grande (MS), distante 35 Km do centro da cidade, sendo a principal fonte de abastecimento de gua da capital Sul-Matogrossense. Integrante da Bacia do Paran, a bacia do Guariroba situa-se no bioma Cerrado. Aps tornar-se um dos mananciais da cidade de Campo Grande em 1985, a bacia foi integralmente declarada rea de Proteo Ambiental (APA), uma das categorias de unidade de conservao assegurada pelo SNUC Sistema Nacional de Unidades de Conservao lei n. 9.985. Com 65 propriedades rurais, a caracterstica fundiria predominante da bacia de mdias e grandes propriedades, com tamanhos entre 48 e 5.480 hectares. No que tange ao abastecimento pblico, a bacia possui um reservatrio com volume de aproximadamente 4 milhes de m, em 53 hectares. A gua captada nesta bacia atende quase metade do municpio de Campo Grande. J foram identificadas 42 nascentes na bacia do Guariroba, alm de remanescentes florestais e reas midas que somam 6.456 hectares, correspondente a 17,8% da rea total. Porm ainda h uma grande quantidade da vegetao de reas de Preservao Permanente (APP) a serem restauradas. Com aproximadamente 36.200 hectares, a atividade produtiva predominante nas propriedades da bacia a pecuria de corte extensiva. De acordo com dados do grupo HEroS, de 2015, cerca de 47,4% da bacia possuem aptido de uso agrcola para pastagens, silvicultura ou sistemas integrados. A bacia do Guariroba divida em 5 sub bacias: Guariroba Nascente 7.650 ha Saltinho 7.600 ha Tocos 7.800 ha Rondinha 4.400 ha Reservatrio 8.750 ha Sobre os programas: Programa gua Brasil & Programa Manancial Vivo na Bacia do Crrego Guariroba (MS)