Início do Projeto de Recuperação de APP's nas propriedades da APA do Guariroba
Publicado em 03 de Setembro de 2018
Restauração ecológica de 32 hectares de APPs se estende à 11 propriedades da Bacia do Guariroba
Nesta Segunda-feira 03 de Setembro, iniciaram-se as atividades de recuperação das Áreas de Proteção Permanente (APP's) em 32 hectares de APPs hídricas na bacia hidrográfica do Córrego Guariroba, sendo 22 hectares com plantio de mudas e 10 hectares por meio da técnica de muvuca de sementes, na região da APA Bacia do Guariroba.
As áreas a serem trabalhadas durante esta fase de restauração serão algumas propriedades das Sub-bacias Tocos, Rondinha e Reservatório, definidas com base em uma série de critérios estabelecidos pela UGP da Bacia do Guariroba (Unidade Gestora de Projetos da bacia do Guariroba) e equipe executora, sendo elas:
Propriedades em que serão realizadas Muvuca:
Fazenda Flamboyant
Fazenda Poema
Propriedades em que serão realizadas Plantio:
Fazenda União
Fazenda Paraíso
Fazenda Santo Antônio
Fazenda Pastinho
Fazenda Maysa
Propriedades em que serão realizadas Enriquecimento:
Fazenda Figueira
Fazenda Paraíso e Natureza
Fazenda União
Fazenda Quatro de Julho
Nascente na Fazenda Pastinho
O trabalho irá contemplar 32 hectares divididos entre as propriedades a serem trabalhadas, sendo 22 hectares para plantio de mudas nativas e 10 hectares para semeadura e enriquecimento.
Entre as atividades realizadas nas áreas, está o plantio direto total, que facilita o recobrimento do solo e diminui a reinfestação de gramíneas exóticas. A técnica também facilita as operações de plantio e principalmente de manutenção, uma vez que a distribuição das mudas em campo é previsível. O plantio ocorrerá na estação chuvosa/verão compreendendo os meses de outubro a março. No geral, o plantio direto de mudas nativas será numa área total de 14 hectares.
Além do plantio, algumas propriedades irão receber a Muvuca, uma técnica de Semeadura muito versátil, que será implantada de forma eficiente para o controle de gramíneas invasoras, bem como maior riqueza das espécies semeadas. A semeadura direta na forma de muvuca será realizada num total de 10 hectares dividos entre as propriedades abrangentes.
A condução da regeneração com enriquecimento é realizada de forma individualizado, de modo a se observar as peculiaridades de cada área. Em locais com a presença de solo exposto e erosão, se utilizará de galharias com o intuito de recobrir o solo e iniciar pequenos núcleos propícios à colonização de plantas e animais, sendo este um ponto de atenção para medidas de contenção e recuperação do solo.
Equipe ARCP e WWF em visita às primeiras propriedades a receberem o programa
No enriquecimento das área de condução, será utilizado um polímero, hidratado e colocado nos berços do solo após estes estarem hidratados e calcariados. A Condução da regeneração natural com enriquecimento será realizado numa área total de 8 hectares.
Compartilhar
Início do Projeto de Recuperação de APP's nas propriedades da APA do GuarirobaAssociação de Restauração, Conservação e Preservação de produtores de água da Bacia do Guariroba.
Author:
ARCP Guariroba
Nesta Segunda-feira 03 de Setembro, iniciaram-se as atividades de recuperao das reas de Proteo Permanente (APP's) em 32 hectares de APPs hdricas na bacia hidrogrfica do Crrego Guariroba, sendo 22 hectares com plantio de mudas e 10 hectares por meio da tcnica de muvuca de sementes, na regio da APA Bacia do Guariroba.
As reas a serem trabalhadas durante esta fase de restaurao sero algumas propriedades das Sub-bacias Tocos, Rondinha e Reservatrio, definidas com base em uma srie de critrios estabelecidos pela UGP da Bacia do Guariroba (Unidade Gestora de Projetos da bacia do Guariroba) e equipe executora, sendo elas:
Propriedades em que sero realizadas Muvuca:
Fazenda Flamboyant
Fazenda Poema
Propriedades em que sero realizadas Plantio:
Fazenda Unio
Fazenda Paraso
Fazenda Santo Antnio
Fazenda Pastinho
Fazenda Maysa
Propriedades em que sero realizadas Enriquecimento:
Fazenda Figueira
Fazenda Paraso e Natureza
Fazenda Unio
Fazenda Quatro de Julho
O trabalho ir contemplar 32 hectares divididos entre as propriedades a serem trabalhadas, sendo 22 hectares para plantio de mudas nativas e 10 hectares para semeadura e enriquecimento.
Entre as atividades realizadas nas reas, est o plantio direto total, que facilita o recobrimento do solo e diminui a reinfestao de gramneas exticas. A tcnica tambm facilita as operaes de plantio e principalmente de manuteno, uma vez que a distribuio das mudas em campo previsvel. O plantio ocorrer na estao chuvosa/vero compreendendo os meses de outubro a maro. No geral, o plantio direto de mudas nativas ser numa rea total de 14 hectares.
Alm do plantio, algumas propriedades iro receber a Muvuca, uma tcnica de Semeadura muito verstil, que ser implantada de forma eficiente para o controle de gramneas invasoras, bem como maior riqueza das espcies semeadas. A semeadura direta na forma de muvuca ser realizada num total de 10 hectares dividos entre as propriedades abrangentes.
A conduo da regenerao com enriquecimento realizada de forma individualizado, de modo a se observar as peculiaridades de cada rea. Em locais com a presena de solo exposto e eroso, se utilizar de galharias com o intuito de recobrir o solo e iniciar pequenos ncleos propcios colonizao de plantas e animais, sendo este um ponto de ateno para medidas de conteno e recuperao do solo.
No enriquecimento das rea de conduo, ser utilizado um polmero, hidratado e colocado nos beros do solo aps estes estarem hidratados e calcariados. A Conduo da regenerao natural com enriquecimento ser realizado numa rea total de 8 hectares.