Publicado em 28 de Março de 2020
Entre os dias 10 e 27 de março, a equipe da Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba) realizou o cercamento dos acessos dos córregos Guariroba e Tocos. A intenção é barrar a entrada de motocicletas e triciclos no local para evitar a degradação e a contaminação dos córregos, além de promover a recuperação de vegetação nativa e da mata ciliar.
A equipe técnica especializada da ARCP Guariroba, em parceria com os proprietários de imóveis na região, que são produtores de água, fizeram o cercamento dos acessos aos córregos Guariroba e Tocos através da estrada CG-160, estrada municipal que faz a ligação da região de Três Barras à saída para Três Lagoas. Desta maneira, não há como veículos passarem pelos locais de
preservação e as placas orientam e conscientizam a população sobre importância da preservação e manutenção dos córregos.
O presidente da ARCP Guariroba, Claudinei Pecois, explica que os acessos foram fechados apenas para a passagem de veículos automotores nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) e córregos. "Não foi fechado para acesso de pessoas, inclusive foram deixadas passagens nas cercas, para que as pessoas possam utilizar os córregos de forma consciente e responsável", conclui ele.
De acordo com Claudinei, o cercamento e a sinalização APPs dos córregos são medidas importantes para a preservação da condição destes locais. "Os resultados dessas ações são a preservação do meio ambiente, a proteção do solo e a prevenção da degradação ambiental decorrente do uso e da ocupação inadequados dessas áreas", explica Claudinei, lembrando que o trabalho da associação é principalmente a preservação da água e que 50% da água consumida em Campo Grande vem do córrego Guariroba.