Publicado em 19 de Novembro de 2024
Alunos da rede pública de Campo Grande e da Aldeia Limão Verde, em Aquidauna, participaram do início do plantio de mudas do ciclo 2024/2025, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Guariroba. Os 53 alunos, além de professores e diretores, tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho realizado na região pela Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba) e o WWF-Brasil, através do projeto Restaura Natureza.
O plantio de mudas contou com a presença de alunos das escolas municipais Maria Tereza Rodrigues e Darthesy Novaes Caminha, ambas de Campo Grande. Também participaram da visita, alunos da etnia Terena da Escola Estadual Indígena Pascoal Leite Dias, na aldeia Limão Verde, em Aquidauana. "Começamos o ciclo de plantio 2024/2025 em Áreas de Preservação Permanentes (APPSs) na APA do Guariroba, e para celebrar esse dia, recebemos crianças e adolescentes para conhecer de perto todo trabalho necessário para a recuperação e preservação do meio ambiente", explica o presidente da ARCP Guariroba, Claudinei Menezes Pecois. O viveiro Isaac de Oliveira, da Águas Guariroba, fez a doação de 70 mudas para o plantio.
De acordo com ele, é muito importante que as crianças e adolescentes conheçam a importância do processo de restauração e se preocupem com a questão de preservação ambiental. "Já fazemos um trabalho de restauração em campo há pelo menos dez anos, plantando mudas e sementes. É emocionante ver a nova geração também se preocupando com o meio ambiente, tendo um olhar diferenciado pelo planeta", afirma Claudinei.
Para o presidente da ARCP Guariroba, os alunos que plantaram uma muda hoje serão os responsáveis em dar continuidade ao trabalho que está sendo feito para recuperar as áreas degradadas. "Eu acredito que as próximas gerações também vão ter que se empenhar, vão ter que realmente se conscientizar e nos ajudar e ajudar o planeta na questão da recuperação do que já foi desmatado, do que já foi destruído. Porque nós chegamos num patamar de destruição ambiental, de desmatamento, muito crítico e muito preocupante. Por isso, é importante que essa nova geração tenha essa consciência, entenda isso e já se prepare para ser os próximos restauradores do planeta daqui para frente", afirma o presidente da ARCP Guariroba.
Restaura Natureza
A Restaura Natureza Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas é realizada pelo WWF-Brasil. O projeto coloca a comunidade escolar como elemento central para a formação de uma nova consciência com hábitos sustentáveis e reconhece a comunidade escolar como lócus de desenvolvimento de estilos sustentáveis de vida. A 3ª edição da Restaura Natureza foi lançada em outubro e as inscrições serão abertas no dia 04 de fevereiro de 2025.
Estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país podem participar gratuitamente da competição colaborativa. As inscrições devem ser feitas no site www.restauranatureza.org.br.