Logo ARCP Guariroba Campo Grande MS

Campo Grande
25 de Abril de 2024.

Bacia do Guariroba

A Bacia do Guariroba

Publicado em 25 de Junho de 2018

Localizada em Campo Grande/MS, a bacia do Guariroba é responsável pelo abastecimento de quase metade do município



A bacia hidrográfica do córrego Guariroba localiza-se no município de Campo Grande (MS), distante 35 Km do centro da cidade, sendo a principal fonte de abastecimento de água da capital Sul-Matogrossense. Integrante da Bacia do Paraná, a bacia do Guariroba situa-se no bioma Cerrado.

Após tornar-se um dos mananciais da cidade de Campo Grande em 1985, a bacia foi integralmente declarada Área de Proteção Ambiental (APA), uma das categorias de unidade de conservação assegurada pelo SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação – lei n°. 9.985.

Com 65 propriedades rurais, a característica fundiária predominante da bacia é de médias e grandes propriedades, com tamanhos entre 48 e 5.480 hectares.
No que tange ao abastecimento público, a bacia possui um reservatório com volume de aproximadamente 4 milhões de m³, em 53 hectares. A água captada nesta bacia atende quase metade do município de Campo Grande.

Já foram identificadas 42 nascentes na bacia do Guariroba, além de remanescentes florestais e áreas úmidas que somam 6.456 hectares, correspondente a 17,8% da área total. Porém ainda há uma grande quantidade da vegetação de Áreas de Preservação Permanente (APP) a serem restauradas.

Com aproximadamente 36.200 hectares, a atividade produtiva predominante nas propriedades da bacia é a pecuária de corte extensiva. De acordo com dados do grupo HEroS, de 2015, cerca de 47,4% da bacia possuem aptidão de uso agrícola para pastagens, silvicultura ou sistemas integrados.


A bacia do Guariroba é divida em 5 sub bacias:

Guariroba Nascente – 7.650 ha
Saltinho – 7.600 ha
Tocos – 7.800 ha
Rondinha – 4.400 ha
Reservatório – 8.750 ha

Sobre os programas:
Programa Água Brasil & Programa Manancial Vivo na Bacia do Córrego Guariroba (MS)

Voltar