Logo ARCP Guariroba Campo Grande MS

Campo Grande
01 de Maio de 2024.

Ações

Placas de sinalização na Bacia do Guariroba orientam e conscientizam a população sobre a importância da APA

A Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba), em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, instalou esta semana placas de sinalização nas Áreas de Proteção Permanente (APPs) na Bacia do Guariroba e de identificação dos córregos dessa região e também nas estradas municipais (CGs), próximo às rodovias, BR-262 e MS-040, orientando os motoristas como chegar na Área de Preservação Ambiental (APA) do Guariroba. A intenção é identificar, orientar e conscientizar os moradores da região, visitantes e a população em geral da importância da recuperação e preservação dos córregos e das áreas de APPs.

De acordo com o presidente da ARCP Guariroba, Claudinei Pecois, na região da Bacia do Guariroba não havia sinalização para identificação do local e qualquer previsão de aporte de recursos dos órgãos públicos para que isso ocorresse. Através de uma parceria com a ARCP, o MPMS destinou recursos específicos para a instalação dessas placas de sinalização da região. “As pessoas e os usuários que passavam ou passam pela Bacia do Guariroba não tinham noção de onde estavam, da importância daquele local”, explica ele.

Segundo Claudinei, durante o final de semana, muitos banhistas usavam os rios da região para se divertir, acompanhados de sua família e não tinham conhecimento sobre a importância daqueles córregos. “Sem sinalização, não sabiam que aqueles córregos abastecem a água da cidade e, que tudo o que eles fazem ali, depredação, lixo, poderia impactar na questão da quantidade e também da qualidade da água produzida no local e que chega até as residências em Campo Grande”, alerta ele.

A equipe da ARCP criou o layout das placas, contratou o serviço de fabricação e também ficou responsável pela instalação dessas placas na bacia do Guariroba. Foram instalados três tipos de placas de sinalização na região. A primeira foi colocada nas áreas de restauração, nas APPs dos córregos. “Nos últimos anos, a associação buscou recursos com vários parceiros e conseguimos restaurar 80 hectares de APPs na Bacia do Guariroba, que estão em processo de restauração, mas não existia placa sinalizando sobre isso. Alertando que aquela área está sendo restaurada, que aquela área é uma área importante e está em processo de recuperação”, conta Claudinei.

Outra placa, a segunda delas, é de identificação dos córregos da região, no local onde passam as estradas municipais: a CG-140, a CG-160 e a CG-180. “Então, em todas as CGs onde passam os córregos, nós colocamos uma identificação desse córrego, o nome do córrego e dizendo que aquele córrego é um córrego importante para abastecimento público da cidade”, explica o presidente da ARCP Guariroba. Nessas placas, segundo ele, também tem o mapa da região para que as pessoas tenham uma noção de onde estão e da dimensão daquele local, que possui 36.200 hectares, mesma proporção da área urbana de Campo Grande.

“A gente tem que cuidar para que os córregos possam produzir a água de Campo Grande. Essa placa dos córregos é importante porque, muitas vezes, nem mesmos os moradores da região sabiam os nomes dos córregos. Quem é mais antigo conhece um córrego ou outro, mas ninguém sabia o nome de todos os córregos da região. Então, nós praticamente batizamos os córregos, colocamos a placa como se fosse um ato de batismo oficial, tipo uma certidão de nascimento”, avalia Claudinei.

O presidente da ARCP Guariroba acredita que, desta forma, as pessoas vão se conscientizar e valorizar mais esses córregos, ajudando a associação em relação à limpeza e à preservação das matas ciliares. “Um olhar diferenciado com esses córregos, sabendo que eles são muito importantes, que a água que está passando ali naquele momento vai chegar no reservatório, vai para a estação de tratamento e depois chegará na sua casa”, conclui.

A terceira, e último tipo de placa, e uma das mais importantes: são aquelas que indicam as entradas da APA do Guariroba na rodovia federal (BR-262) e estadual (MS-040). Nesses locais trafegam todos os tipos de veículo, principalmente caminhões de cargas e, alguns deles, inclusive, com carregamento tóxico, que necessitam de permissão especial. “ Esses motoristas não tinham ideia de onde ficava a APA, por falta de sinalização. Instalamos quatro placas de identificação, informando onde são as entradas da APA do Guariroba. São placas grandes e as pessoas vão saber em quantos quilômetros começa a APA do Guariroba. São placas que identificam as CGs e que aquela estrada leva a APA do Guariroba”, finaliza Claudinei.

Voltar