Logo ARCP Guariroba Campo Grande MS

Campo Grande
29 de Abril de 2024.

Ações

Programa +Natureza mostra a qualidade da água consumida em MS e MT e destaca trabalho realizado pela ARCP Guariroba

O Programa + Natureza, exibido no sábado (30 de março), na Rede Globo, apresentou uma reportagem de 26 minutos, mostrando como está a qualidade da água consumida em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Mato Grosso, a repórter Lorraine Costa acompanhou pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na coleta e análise de água em 29 pontos em nove município do Estado.

Em Mato Grosso do Sul, a repórter Thainá Oliveira destacou o trabalho dos produtores rurais na Área de Proteção Ambiental (APA) do Córrego Guariroba, responsável pelo abastecimento de 40% da água de Campo Grande, capital do Estado, com uma área de 36 mil hectares. A reportagem também mostra a importância da criação da Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba), que auxilia os proprietários da região que tiveram que atender a legislação ambiental específica para utilização dos recursos natural.

“Depois que essa área começou a ter um olhar diferenciado, percebemos que se não tivesse essa transformação, se não fizéssemos essa mudança na região, iria faltar água para Campo Grande. Foi feito um estudo e foi criado o plano de manejo. O plano de manejo foi instituído em 1998, e ali ficaram colocadas todas as normas para a região”, explicou o presidente da ARCP Guariroba, Claudinei Menezes Pecois, na reportagem.

O presidente da ARCP Guariroba também lembrou das transformações positivas que a região sofreu após à união dos produtores rurais, que foram em busca de alternativas, como as parcerias com o poder público e privado. Hoje já são 150 mil mudas e 90 hectares plantados. “Além da gente ver a transformação real com as árvores grandes. Tem muitos pássaros, muitos animais que transitam naquela área. Você vê que a qualidade da água melhorou e aumentou na região. Isso é muito gratificante. O que deixa a gente muito feliz, é a transformação das pessoas. Você perceber que pessoas também podem mudar, que eles podem transformar sua realidade. A gente percebe que a maioria dos produtores, dos moradores, que habitam aqui na APA do Guariroba, elas são pessoas com pensamentos diferentes do que tinham há anos atrás. Elas mudaram junto com a natureza”, finalizou Claudinei, durante a entrevista.

Clique no link abaixo para assistir ao programa + Natureza. Para ter acesso à reportagem, basta fazer o cadastro no Globoplay. Trecho de MS, a partir dos 13’45” da matéria.

Ver matéria



Voltar